sábado, 12 de fevereiro de 2011

Versos...



As belas flores

Onde estão as belas flores
Do meu passado?
Onde estão as belas flores
Que me viram florescer?

Junto às flores vaguei
Tentando entender-me.
Foi o canto das flores
Que me ensinou a mi encontrar.

Onde estão as belas flores
Dos tempos de minha primavera?
Onde estão as belas flores
Que me ensinaram a amar?

Estão nos cabelos da moças
Que hoje buscam seus pares.
Estão no buquê das noivas
Que hoje adornam os altares.

Por mais que eu tente me alegrar
Sinto-me triste pelas minhas flores
Que nunca foram minhas
Que nunca foram flores.

8 comentários:

  1. Dhú,


    Até parece, que estou ouvindo a valsa das flores de Tchaikovsky, em forma de poesia ou mesmo, a primavera de Vivaldi.


    Mesmo que não saibas onde estão as flores do teu jardim, lembre-se que, a sua fragrância permanece nas mãos de quem te oferece as flores.


    Sempre terás as mais belas flores a te esperar, basta apenas, cultivá-las com todo o teu zelo. Se o que desejas, é vê-las, elas te aparecerão em seu total esplendor.


    Segundo o seu xará, Eduardo Galeano, lembre-se que podem nos tirar as flores, mas nunca a primavera.



    Beijos, mon chérie.

    ResponderExcluir
  2. Juu,

    Muito obrigado, cara!
    De certo, esse poema veio-me de um momento de incrédula solidão onde parecia que o mundo não tinha nada de meu e eu nada dele.
    Pensava muito em uma canção de Peter Segers cantada por Marlene Dietrich, no pós-Guerra - Were Have All The Flowers Gone - e de como a vida muda repentinamente e pouco nos apercebemos até que está feito!
    =(
    Para estes versos em específico, Que Sont Devenues des Fleurs, versão em francês da canção de Segers, cantada por Dalida, foi minha grande luz de farol!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu te compreendo, todos nós temos momentos de solidão, é como se perdessemos por alguns segundos, a nossa identidade. E essa canção do Peter Segers, é belissíma, ela diz o real sentimento das coisas ao nosso redor, e nós passamos a varolizar ainda mais.


    Seu poema é lindo em toda a sua essência.

    ResponderExcluir
  4. Exato Juu!
    Quando a Marlene a cantavas, tinha uma força, uma luxúria e uma redenção triste que mui me toca...Lindo!

    ResponderExcluir
  5. As flores se vão, mas um pouco do perfume sempre fica. Linda poesia, bff!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Edu, como é estranho sentir saudade do que nunca tivemos, não?

    ResponderExcluir
  7. Belinha,

    É o mais difícil, o mais incongruente e o mais tórrido dos aspectos da Saudade: a falta/lembrança do que nunca existiu de fato!

    ResponderExcluir
  8. Comentário feito via orkut pela NaneAlbuquerque:

    :O Dhú, que coisa mais linda! eu não sei nem o que dizer... plante seu jardim, cuide e o regue. essas sim serão SUAS e só suas flores! Beeeijo

    ResponderExcluir